“Não há nada que dominemos inteiramente a não ser os nossos pensamentos.”

– René Descartes

“A nossa vida é aquilo que os nossos pensamentos fizerem dela.”

– Imperador Marco Aurélio

“Mude seus pensamentos e você mudará seu mundo.”

– Norman Vincent Peale

Alguma vez na vida já sentiu que a sua cabeça tinha mais coisas do que conseguia lidar? Já sentiu o peso da sua mente mandando pensamentos repetitivos? Como lembranças, contas, obrigações, inseguranças e medo? A todo o momento estamos pensando, capturando informações, questionando e tendo muitas memórias ou projeções do nosso futuro.

Mas ter muitos pensamentos desse tipo frequentemente pode ter resultados negativos, desequilibrando várias áreas da vida. Os pensamentos são extremamente poderosos e influenciam diretamente a nossa realidade.

Mesmo que a origem destes pensamentos sejam de modo inconsciente, temos que buscar entendimento do que se passa no presente, do motivo e repetição dos pensamentos e sentimentos. Através dos pensamentos, geramos micro comportamentos e atitudes cotidianas, que por fim estão ligadas com o nosso destino. Sim, algumas pequenas ações diárias constroem a nossa realidade.

E você não precisa ser vítima dos seus pensamentos!

É necessário compreender: não existe uma maneira de parar “o pensar”! Os pensamentos fazem parte de nós, de toda a existência. O ato de refletir significa que estamos vivos. É uma das formas que estimulam o funcionamento do ser humano, através dos pensamentos temos a capacidade de ter diálogos internos, desejos e de alcançar novas metas.

Ou seja, pensar é muito importante para o aprendizado, quando atingimos essa concepção, conseguimos mapear o que somos, o que acontece e o que sentimos – mesmo que seja doloroso! Porque aprender é bom e nos estimula a moldar os pensamentos também.

Quando criamos essa capacidade de melhorar e estimular novos pensamentos positivos, ativamos a possibilidade de equilibrar as áreas da vida, estimulando mais qualidade de vida. Se temos pensamentos que produzem mais alegria e gratidão, consequentemente, traremos esse tipo de energia para nossa consciência. Mas como melhorar a qualidade desses pensamentos?

Existem alguns recursos na vida que precisam de cuidado, para que possamos nos sentir mais equilibrados no ambiente em que vivemos. Por exemplo:

  • O TEMPO, que é igual pra todo mundo. Mas qual será o mistério que algumas pessoas conseguem fazer tais coisas e outras não? Para onde está indo o seu tempo? Quais são as suas distrações? Pense nisso!
  • A ENERGIA. Temos um corpo que depende de sono, de alimentação saudável, de exercícios, de amor e de presença. Como você estimula a sua energia? 
  • ESPAÇO. Como é o espaço do seu trabalho ou da sua casa? O que acumula? O que seu ser realmente precisa ter?

Para mudarmos a realidade é necessário primeiramente mudarmos a nós mesmos. 

Questione-se. Observe-se.

Para terminar, vou deixar um dos exercícios que uso no processo de coaching. Esse exercício é uma das formas de estimular novos pensamentos positivos e, consequentemente, trabalhar a sua energia diariamente.

Importante que vocês saibam que o último pensamento que temos a noite antes de dormir, será o pensamento da manhã seguinte. A ideia então é trabalhar pensamentos positivos a noite. Podemos começar fazendo a lista da gratidão. Listando pelo menos três motivos pelo qual você foi grato no seu dia. Esses motivos podem ser simples ou não, podem ser coisas ‘’bobas’’ ou mais ‘’complexas’’. Mas sinta com o coração, perceba como a sua fisiologia muda quando percebe algum ponto positivo da sua vida, da sua história ou seu dia.

Fazendo isso continuamente, sentirá um fluxo de energia maior. Que tal treinar por um mês direto? Até virar um hábito? Me contem o que estão achando nos comentários ou no Instagram, vou adorar saber!

Com amor e gratidão,