‘’A felicidade perderia seu significado se ela não fosse equilibrada pela tristeza.’’ 

– Carl Jung

Se você está se sentindo cansado(a) por algum motivo, triste ou sem energia para lidar com as situações do dia-a-dia, pensa que ter uma vida mais equilibrada está longe da sua realidade, te convido a ler esse post até o final.

Antes de tudo, entenda que uma vida mais equilibrada não é uma vida perfeita, é apenas a vida na qual você tem mais energia e conhecimento para lidar com os todos os desafios diários. E como ter mais equilíbrio com um mundo tão barulhento?

Começando a entender que o mundo é feito de contrastes e o equilíbrio da vida estará justamente na valorização deles. Contrastes e movimentos são fundamentais para o ser humano, porque se o desafio é muito pequeno, nosso CÉREBRO não o percebe e não gera sentimento ou sensação.É necessário viver todas as experiências, momentos e sentimentos mesmo! Não há como vivenciar o amor sem sentir o desamor. Somos humanos!

Não saberíamos diferenciar o que é felicidade se não sentíssemos a tristeza. 

Contudo, darei alguns passos que podem lhe ajudar nesta caminhada. Estes seis passos fazem parte de um conjunto de comportamentos saudáveis para o nosso corpo físico, mental, espiritual e emocional:

  1. RESILIÊNCIA: É a capacidade de levantar e lidar com os momentos mais desafiadores da vida. Afinal, esses momentos existem para todos nós e irão existir enquanto estivermos vivos, pois o que faz o ser humano crescer e evoluir são os próprios desafios da vida. O que você pode fazer para amenizar esses momentos desafiadores que você está passando?
  2. COMER E DORMIR: Nosso cérebro também precisa de uma alimentação saudável e descanso. Quando se preocupa com o seu corpo, automaticamente está tirando a chance de depressão e ansiedade, assim o corpo devolve bem-estar. Descansar é fundamental, desligue-se quando puder! Você merece.
  3. ESTAR FOCADO: Isso quer dizer TEMPO DE QUALIDADE, menos é MAIS! Onde está a sua atenção? Às vezes precisamos nos organizar, fazer menos e MELHOR! Quando estamos mais focados, não procrastinamos e, assim, acabamos sendo mais PRODUTIVOS.
  4. MEDITAR: Talvez seja o passo mais importante. A meditação ou relaxamento mental, como achar melhor, é fundamental para trazer mais CONSCIÊNCIA para o momento PRESENTE. Quando estamos presentes, percebemos o quanto podemos ser gratos pelas experiências da vida. A gratidão é a melhor forma de se conectar com sentimentos mais positivos.
  5. FAZER EXERCÍCIOS: Exercitar-se é cuidar do seu corpo, que é o seu tempo, realizando a liberação de substâncias que auxiliarão no seu bem-estar prolongado.
  6. BUSCAR POR BOAS EXPERIÊNCIAS: O nosso cérebro MEDE MOMENTOS, aí está a explicação de que nada adianta você ter dinheiro se você não puder ter boas histórias para contar e lembrar.

Quanto mais você pratica esses hábitos, mais caminhará de encontro com o seu bem-estar. Claro que poderemos ter seguido todas as práticas à risca e sentido mudanças reais, mas basta um escorregão para tudo sair dos trilhos. Isso não é anormal! A busca por uma vida mais leve é constante! 

Trata-se de uma jornada que leva tempo.

O importante é entender que somos aquilo que mais praticamos, pensamos e falamos. Faça o seu melhor e isso é o que importa. Não fique desesperado se nesse caminho as coisas não saírem como esperava. Recomece do ponto que parou e sempre lembre-se dos benefícios que conquistou. Você os terá a longo prazo por estar buscando e estimulando o seu melhor.

Com amor e gratidão,