6 Sinais de desconexão com sua personalidade

Você nem sabe ao certo porque está fazendo o que faz, ou, só faz mesmo para agradar o outro…

Esse comportamento surge quando você perde o contato com quem realmente é.

Ao contrário disso, quando você se conhece verdadeiramente, suas ações deixam de ser impulsionadas apenas pelo externo – você passa a ter uma história coerente sobre por que faz o que faz.

Viver sem a plena consciência de si pode parecer mais fácil à primeira vista – seguir o que é esperado, evitar conflitos internos e externos, não precisar questionar suas escolhas… Mas o custo dessa “facilidade” é alto.

Inautenticidade, desconexão emocional, sentimento de vazio, insatisfação, maior vulnerabilidade ao estresse, ansiedade e à depressão, são alguns dos preços que se paga, além da dificuldade para encontrar um sentido na vida!

Aqui estão 6 exemplos práticos dessas partes ocultas relatados por alguns dos meus pacientes e clientes — que, quando ignorados, os afastaram de quem eles realmente são.

Esses relatos são espelhos. Se você se identificar com algum, mesmo que com outra perspectiva, significa que uma parte esquecida, reprimida ou ignorada ao longo da vida está pedindo para ser integrada. 

  1. Partes Criativas Reprimidas (pelo medo do julgamento)
    Relato: “Desde criança, eu desenhava o tempo todo, mas meus pais diziam que isso não era ‘profissão.’ Hoje, sou analista de sistemas, mas sinto que algo em mim morreu. Quando vejo alguém criando, sinto uma mistura de admiração e tristeza.”
  2. Partes Emocionais Esquecidas (Por traumas ou bloqueios emocionais)
    Relato: “Eu sempre ouvi que ‘chorar é fraqueza’, então aprendi a engolir minhas emoções. Hoje, eu mal consigo dizer o que sinto, até em momentos felizes. Parece que há um muro dentro de mim.”
  3. Partes Sombrias Reprimidas (Aspectos considerados ‘negativos’)
    Relato: “Eu me orgulho de ser uma pessoa tranquila, mas às vezes, sem motivo aparente, explodo com quem amo. Depois, me sinto culpado… Eu não entendo de onde essa raiva vem.”
  4. Partes Vocacionais Ignoradas (Por seguir expectativas sociais)
    Relato: “Escolhi ser advogado para agradar minha família, mas o que eu amo mesmo é ensinar. No tribunal, sinto que estou vivendo a vida de outra pessoa.”
  5. Partes Relacionais Negadas (Pelo medo de rejeição ou abandono)
    Relato: “Eu digo ‘sim’ para tudo, com medo de desagradar. Mas, por dentro, guardo mágoas e acabo me afastando das pessoas.” Ou “Eu prefiro ficar sozinho(a) não estou pronto para me relacionar” 
  6. Partes Espirituais Ignoradas (Por ceticismo ou materialismo extremo)
    Relato: “Eu não acredito em nada além do que vejo, mas, mesmo com sucesso material, sinto um vazio que não sei explicar. Como se faltasse uma conexão maior.”

Você precisa de uma bússola interna que guia você de volta para si mesmo, que integre todas as partes de sua personalidade e que ajude você a construir uma vida com sentido. 

Esse é o processo de individuação: aceitar, conhecer e unir todas suas faces um conceito central da psicologia analítica de Carl Jung.

Quão disposto você está para olhar mais para si? 

Anote essas 7 perguntas para ajudar a iniciar o seu processo de individuação.

Busque um local ou momento do seu dia mais reservado onde você consiga se concentrar e sentir o fluir dessas indagações, sem pressa. 

  1. Por que eu faço o que faço?
  2. Em que momentos eu me sinto desconforto?
  3. Quais máscaras sociais se afastam de quem eu realmente sou?
  4. O que eu estou evitando fazer e ser que me levaria ao próximo nível de autoconhecimento e totalidade interna?
  5. Quais expectativas preciso abandonar a partir de agora?
  6. O que minha criança interior está pedindo para receber?
  7. Como seria uma vida mais integrada e alinhada com o meu sentido próprio para estar no mundo?

Sozinho, o processo de individuação pode ser confuso e solitário. 

A psicoterapia é um espaço seguro para explorar sua psique e integrar aspectos inconscientes, atuando como um mapa e um espelho, guiando você por esse caminho de autodescoberta e acelerando seu processo de individuação.

Me chamo Letícia Andrade e utilizo um método de trabalho integrativo desenvolvido a partir de conhecimentos milenares e atuais para direcionar e potencializar essa jornada através de diferentes estímulos, tendo como base a psicoterapia analítica Junguiana e outras ferramentas.

Se você sente que está perdido em padrões que não fazem mais sentido, é hora de iniciar sua jornada de individuação.



Clique aqui para agendar sua sessão comigo!

A Psicoterapia ocorre on-line ou presencial em meu consultório na região de Pinheiros em São Paulo – SP.

Psicoterapeuta se dedicando aos conhecimentos profundos que envolvem a mente, o corpo e a alma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *